Texto: Isaías 6.1-9

  1. No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
  2. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
  3. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
  4. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
  5. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!
  6. Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
  7. com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
  8. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
  9. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.

No início da vida do Rei Uzias ele era fiel ao Senhor, mas no final da vida ele se desviou do Senhor e morreu leproso. Isaías foi preparado para servir ao Senhor. Nesta preparação de Isaías podemos ver como também podemos nos preparar para servir ao Senhor com seus servos.

A PREPARAÇÃO PARA O SERVIÇO

1. PRECISAMOS VER O SENHOR

A vida toda estaremos aprendendo a servir o Reino de Deus. As vezes queremos falar com Deus de forma rápida, mas precisamos tirar tempo para ouvir a voz de Deus. Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. A presença de Deus é santa:

Quando Isaías viu ao Senhor com toda a sua glória ele se dispôs a adorar e ele viu os servos do Senhor e se dispôs a servir a Deus. 

“Santo, Santo, Santo é o Senhor!” Precisamos sentir a presença e a santidade do próprio Deus. Deus se revela a nós para termos o conhecimento dEle e de sua santidade para sermos preparados para servi-lo.

2. PRECISAMOS VER A NÓS MESMOS

v.5 “Ai de mim” Isaías neste encontro com o Deus Santo, ele viu a si próprio como um miserável pecador e apagou nele qualquer orgulho de se encontrar digno de alguma coisa diante da santidade de Deus.

Pedro quando viu a santidade de Jesus Cristo, ele se prestou e disse: “Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.” Lucas 5.8, mas ao mesmo tempo Jesus vem até Pedro e o vocaciona a servi-lo. Jesus e ainda diz que vai prepará-lo para este serviço. “Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.” Lucas 5:10. Deus é Santo, somos pecadores, mas quando Deus chama, Ele capacita.

v.6 e 7 A purificação dos pecados de Isaías veio de acordo com a sua confissão de que era pecador. A brasa toca a sua boca e o purificou. Os serafins são conhecidos como abrasadores. A purificação mediante acordo com a confissão.

Depois que ele foi purificado Isaías ouviu o chamado do Senhor.

3. PRECISAMOS OUVIR O CHAMADO

v.8 “Ouvi a voz do Senhor” Deus envia a Isaías para ir por Ele. Este é o chamado de todos os que querem servir ao Senhor. Portanto, para sermos preparados para o servir ao Deus Santíssimo, precisamos ouvir o chamado de Deus.

v.9 “Vai e dize a este povo” Deus deu à Isaías a mensagem que ele precisava enviar ao povo de Israel. Precisamos nos dispormos a cumprir esta missão não com as nossas forças e não com a nossa própria mensagem, mas com a mensagem que Deus nos passar.

CONCLUSÃO:

Como saberemos qual a mensagem de Deus para o seu povo se não formos preparados para o serviço?

  1. Precisamos ver o Senhor através da revelação das Escrituras e meditação em sua Palavra, gastando tempo em oração e meditação para o Senhor falar conosco.
  2. Precisamos ver a nós mesmos como pecadores que precisam negar a nós mesmos, abandonamos o pecado e sermos purificados pelo Sangue de Jesus Cristo que nos purifica de todos os pecados.
  3. E finalmente, precisamos ouvir e sermos obedientes ao chamado de Deus e sermos fieis na exposição de sua mensagem.

APLIAÇÕES:

  1. Você tem um chamado de Deus para servi-lo. Quando o texto fala “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?” Não é um chamado apenas para pastores, missionários ou evangelistas. Em Efésios 2:10 nos ensina que nós “somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós.” Jesus é Senhor e você é servo! Ou você serve seu Senhor ou não é um servo. Qual o seu chamado? Para onde Deus está te enviando para servi-lo?
  2. Prepare-se para servir a Deus. Não faça a obra do Senhor de qualquer jeito, porque a Palavra diz: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!” Jeremias 48.10. Você foi não foi só predestinado para a salvação, mas para praticar as boas obras que o Senhor de antemão planejou para você. Mas como fazer essas boas obras
  3. Confesse ao Senhor que você um pecador e que precisa ser preparado para servi-lo. Busque diariamente o Senhor em oração e se humilhe diante da sua presença Santa até ouvir a sua voz e então diga diga: Eis-me aqui, Senhor! Envia-me a mim! Tira a minha iniquidade, perdoe o meu pecado. Prepara-me para eu ser seu servo e levar a todos a sua Palavra.

Autor original: Rev. Aurino (pregado em 10/03/2021 no culto de abertura do ano letivo do SPBC).

Adaptação: Sem. Wesley Porfírio

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s